O que o Coaching pode fazer por você?

Comportamento Impulsivo

Essa é uma questão importante!

Embora o Coaching seja hoje uma metodologia bastante utilizada em todo o mundo, muitas pessoas possuem essa dúvida e não conseguem identificar como podem se beneficiar com ele.

Inicialmente, o Coaching foi amplamente utilizado pelas empresas e organizações em geral, como processo de desenvolvimento e melhoria dos seus gestores, líderes e equipes alcançando assim melhores resultados e mais lucro.

Porém, não são somente as empresas que podem se beneficiar com o Coaching. Na verdade, na minha percepção, as empresas foram as primeiras a perceberem os benefícios do Coaching, contudo atualmente a aplicação do Coaching não tem limites!

Para demonstrar isso é preciso primeiro entender o que é Coaching.

Brevemente, posso dizer que Coaching é um processo de desenvolvimento humano, portanto, qualquer atividade, área, campo de atuação que envolva a ação humana pode ser objeto de um processo de Coaching.

O processo de Coaching possui alguns componentes que são elementares, sendo: Coach, o profissional que atua como parceiro do seu cliente auxiliando e apoiando-o a caminhar rumo seus objetivos e o Coachee, que é o cliente, a pessoa ou grupo de pessoas dentro de uma organização que passaram pelo processo de Coaching.

Algumas pessoas imaginam que o processo de Coaching é longo ou permanente, e que ao fazer o processo poderiam tornar-se “reféns” de seu Coach. Na verdade, o Coaching é um processo com começo, meio e fim, altamente personalizado e formatado em conjunto com o cliente para atender suas necessidades.

Deste modo, imagine que o processo de Coaching é como um mapa ou um GPS. O cliente tem um objetivo, algo que quer atingir, que em Coaching chamamos de estado desejado (Ponto B), e no momento ele está no Ponto A que chamamos de estado atual. Ao levantar essas informações o Coach irá auxiliar o cliente a traçar o caminho, as estratégias que o levarão do Ponto A para o Ponto B. Mas não é só isso, o Coach irá fazer esse caminho com seu cliente, motivando-o, apoiando-o e inspirando-o a manter o foco para alcançar os resultados desejados.

Durante o processo de Coaching, o cliente além de trabalhar um objetivo específico, pode se beneficiar com o aprofundamento de seu autoconhecimento, potencializando seus pontos fortes e tomando consciência de pontos que podem ser melhorados. Ao se conhecer melhor e ter mais clareza de seus objetivos, o cliente tem a possibilidade de modificar atitudes, sentimentos e pensamentos que não tem funcionado muito bem em sua vida ou carreira e assim maximizar seus resultados.

Dentre as muitas áreas em que o Coaching é utilizado temos: Coaching Financeiro, Coaching de Relacionamentos, Coaching de Família, Coaching Esportivo, Coaching para Adolescentes, Coaching de Comunicação, Coaching de Vendas, Coaching de Liderança, Coaching de Negócios, Coaching Executivo, Coaching para Aposentadoria, Coaching de Carreira, Coaching de Orientação Profissional, Coaching de Planejamento, Coaching de Empreendimento, Coaching para Emagrecimento, Coaching para Pais e inúmeros outros.

Agora que você sabe o que é Coaching, suas áreas de aplicação e um pouco sobre seu funcionamento, podemos concluir juntos, eu e você, que qualquer pessoa ou organização que queira promover em si, mudanças e desenvolvimento para alcançar seus objetivos e melhorar seus resultados pode se beneficiar com o processo de Coaching.

Um escritor americano chamado Napoleon Hill disse que: “a mente humana é capaz de realizar tudo que puder conceber e tudo em que puder acreditar”.

Assim, encerro esse texto te convidando a acreditar, acredite em você, acredite em seus sonhos, acredite que você pode alcançar seus objetivos, acredite que você pode superar seus limites e se precisar de alguém para ajudá-lo nessa caminhada, conte comigo!

Abraço!

Andréa Ferreira – Psicóloga e Coach