Coaching Profissional

Coaching Pessoal

O Coaching Profissional ou Coaching de Carreira se aplica aos diversos contextos e situações que envolvem o trabalho. É uma forma estruturada e breve de acelerar resultados e atingir objetivos.

Confira a estruturação das etapas do processo de coaching, o valor do investimento e a política de desistência e devolução.

O Coaching profissional é recomendável para situações como:

a. Desenvolvimento: quando o profissional busca aprimorar suas competências e habilidades visando melhorar sua posição dentro da empresa/organização, alcançar melhores resultados para aumentar sua projeção (seja internamente ou no mercado de trabalho).

b. Transição: situações que envolvem mudanças de: carreira, emprego, cargo ou atividade. Toda mudança traz consigo a necessidade de avaliação de riscos e vantagens e exige flexibilidade e capacidade de adaptação frente às novas demandas. Quando a transição é realizada de forma planejada os resultados podem ser excelentes.

c. Bloqueios: ás vezes o profissional sente que sua carreira estagnou e tem dificuldade de avançar rumo seu sucesso. O Coaching pode ajudar pois busca desenvolver a autoconsciência e habilidades para identificar os obstáculos e superá-los.

d. Planejamento: usado para situações de sucessão, promoção ou aposentadoria. Em cada uma dessas situações planejar é um fator fundamental para que essa nova fase da carreira profissional possa ser bem sucedida e não causa de frustrações e stress. Contar com um Coach nesse momento para orientação pode trazer benefícios, pois ele pode proporcionar segurança, uma visão imparcial e diferenciada.

e. Crise: quando o profissional está desmotivado, sem foco, com queda na sua produtividade. Essas situações são bastante complexas e nesses casos no processo de Coaching são estabelecidas metas de curto prazo (que costumam ser mais visíveis) e metas de longo prazo para manutenção dos resultados.

f. Início de carreira: a escolha da carreira e o primeiro emprego são passos importantes que marcam a vida das pessoas. É natural que nesta fase surjam dúvidas, insegurança e ansiedade sobre qual caminho seguir, como se colocar no mercado de trabalho, quais são as melhores oportunidades, etc. Todas essas questões são trabalhadas no processo de Coaching e em conjunto o Coach e o cliente estabelecem metas a serem alcançadas que trarão o resultado desejado.

g. Liderança: utilizado por executivos e demais profissionais que possuem equipes e pessoas sobre sua responsabilidade. Seu papel dentro da empresa ou organização é direcionar sua equipe, inspirando-a trabalhar com entusiasmo e produtividade para alcançar um resultado específico. Isso exige mais do que conhecimento técnico e a o Coaching é uma maneira rápida e estruturada de desenvolver habilidades interpessoais.

Leia também